O primeiro exercício feito pela artista performática Júlia Bardsley na terceira residência do coLABoratório 2010 na cidade do Rio de Janeiro, store eu chamo de espaço – mente.
A proposta é construir no espaço físico da sala de ensaio uma idéia concebida como uma imagem mental; e depois, online achar o lugar correto de sua idéia no espaço compartilhado com o grupo tudo. Foram usados nas criações pessoais, viagra buy materiais muito simples como barbante, papel e os elementos disponíveis na sala mesma.
Depois disso, o grupo fez um desenho dos espaços usados, e viu as possíveis relações entre eles. Isso levou ao grupo a perceber as idéias similares e encontrar espaços de trabalho comum.
Começou esta semana, link em Teresina, and a 4ª etapa do projeto coLABoratorio, com Miguel Pereira. Após as apresentações de resultado com Julia Bardsley, no Rio, quatro artistas cariocas voltaram com os cinco intercambiados de Teresina.
Acompanhe tudo pelo blog e também pelo site do Festival Panorama e do Núcleo do Dirceu.
Dia 25 de abril todos os bolsistas selecionados para o Colabortaorio 2010 tiveram seu premeiro encontro no Galpão do Núcleo do Dirceu que fica no Parque Ideal, viagra região do grande Dirceu.
Piauí ? Cleyde Silva, Clodomir Júnior, Datan Izaká, Jacob Alves, Valdemar dos Santos
Amazonas ? Agnaldo Martins e Damares D?Arc.
Rio de Janeiro ? Patrícia Bárbara, Victor D?Oliver, Vandré Vitorino.
São Paulo ? Juliana França e Léo Nabuco
Minas Gerais ? Cristiane de Oliveira
Ceará ? Joubert Arrais
Argentina ? Jimena Mello
Bolívia ? Ana Cecília Moreno.
Chile ? Darwin Mora
Guiné Equatorial ? Samuel Mico
Paraguai ? Jazmin Derbas
Ao chegarmos no SESC PRAIA, em Luís Correa por volta das 00hr, a produtora do Núcleo Regina Veloso dividiu os os bolsistas em quartos para três, sendo que o critério que ela usou pra a divisão foi a diversidade de lugares para assim causar naturalmente um entrosamento entre os artistas de estado e países diferentes.
A acolhida foi muito boa, o lugar em que ficamos hospedados (SESC PRAIA) era muito bom e não deixou a desejar em nada. As tres semanas foi o tempo necessário para que os bolsistas se conhecessem e começacem a interagir suas idéias e colocações. A organização local foi super OK!, não deixando brecha para falhas e o local penso que não haveria outro melhor que o SESC PRAIA. Espero que o segundo encontrão seja tão bom quanto ou melhor.
* Christine Greiner:
A 1ª semana foi bem teórica e também foi o momento para se discutir sobre os projetos individuais de cada um e criação de possíveis grupos sugeridos por Christine de acordo com os interesses de cada proponente… Chirstine também ajudou bastante expondo melhor sobre como trabalhar a espacialidade, a relação com o outro, falou de dança hereditária, alteridade, imagem interna e imagem externa, estratégias de movimentação, simulação inconsciente, neurônios espelhos, explicou muito bem a diferença entre lugar e local. Tratou também de outros assuntos até então desconhecidos para alguns como: PRIMEIRIDADE ? SECUNDIDADE ? TERCEIRIDADE, além de outros. Tudo foi Indispensável para os interessados.
* Jorge Alencar:
Na segunda semana Jorge Alencar chegou sem um plano, então ele começou por elaborar uma agenda de possíveis atividades sugerida coletivamente. Sempre bem humorado desde o primeiro instante, Jorge propôs que nos apresentássemos e que fizéssemos uma revelação banal e uma bombástica e isso já se tornou muita coisa pra inicio de proposições performáticas. Logo num segundo momento, sugeriu a criação de grupos para que se organizassem e mostrassem em aproximadamente 1hr e 30min alguma coisa que já pudesse ser um início. No segundo e terceiro dias em que já houveram apresentações mais elaboradas e pensadas já se discutia sobre muitas propostas e temáticas. Nesse momento já haviam grupos pré estabelecidos, ?Diva Assassinada??, ?Discurso??, ?Violência??, ?Quarto 13??, e outros. Depois dessas amostras, Jorge nos apresenta vários questionamentos tais como: ?O que é remontagem performativa??? ? ?Que tipo de fala você usa para dizer algo quando se está performando que não o contra diga???. E sobre o que estávamos fazendo ele lançou outras questões tipo ?O que é aquilo??? ? ?Pra quê??? ? ?Por quê??? ? ?E Como???. E assim conclui nos deixando várias indagações.
* Marcelo Evelin:
Com Marcelo Evelin, a terceira semana foi mais dinâmica, mais intensa e produtiva, pois Marcelo se colocou de forma simples e peculiar diante das ações performativas apresentadas, tentou muito mais estar como orientador, facilitador e intermediador, do que como coreógrafo ou propositor, criando entre os colaboradores possibilidades de interlocução. Logo após as primeiras apresentações Marcelo abriu espaço para discussão sendo que as pessoas deveriam falar de modo direto e sem afetividade já que o interesse maior era o crescimento do trabalho. Num primeiro instante algumas pessoas acharam que tava sendo muito pesadas as colocações, mas, depois elas compreenderam que era necessária essa atitude de desapego. Com isso algumas pessoas se desgarraram de seus grupos e partiram em busca de novos horizontes, até mesmo por questão de empatia. Foi uma semana de muita produção performativa, pois os grupos tinham o dia inteiro para trabalhar seu projeto e as noites eram feitas novas amostras por vezes surpreendentes e por outras não, mas, o resultado de tudo isso é que finalizamos esse primeiro encontrão com muitas perspectivas positivas, mesmo que ainda iniciais.
Datan Izaká.
Teresina ? Piauí – Brasil
Começou esta semana, sildenafil em Teresina, a 4ª etapa do projeto coLABoratorio, com Miguel Pereira. Após as apresentações de resultado com Julia Bardsley, no Rio, quatro artistas cariocas voltaram com os cinco intercambiados de Teresina.
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