O coLABoratorio encerra sua edição 2010 com uma imersão criativa em Miguel Pereira, thumb no CPC Gargarullo, e uma ocupação artística no Teatro Cacilda Becker, no Rio. Ao todo, foram 08 projetos apresentados, resultados de colaboração, algumas mais explícitas, como os “Processos em Convivência” e o duo de Jazmin e Izaká, outras menos. Mas para quem teve a oportunidade de acompanhar o programa desde o início, pode perceber que o olhar do outro está presente, bem como o atravessamento artístico entre os participantes, as crises, as transformações. Os trabalhos apresentados nas duas cidades, parte da programação do Festival Panorama de Dança 2010, passaram por um rico processo de construção de dramaturgia com o crítico francês Christophe Wavelet.
Alguns frutos deste árduo trabalho já começam a aparecer, no dia 28 de novembro, durante a IV Mostra de Solos e Duos de Dança, em Fortaleza, o artista do coLABoratorio 2010 Joubert Arrais apresentou seu solo Apud, iniciado no programa. Também participa da mostra o artista Valdemar dos Santos, junto o com o grupo Ponto de Equilíbrio, com que trabalha em Teresina. A mostra começou em 22 de novembro e vai até o dia 5 de dezembro.
Os artistas Agnaldo Martins e Damares D’Arc, ambos de Manaus, foram aprovados no Projeto de Apoio às Artes, Pró-Arte, da Secretaria de Cultura do Amazonas. Eles recebrão uma bolsa-apoio do governo para dar continuidade as pesquisas iniciadas no coLABoratorio, com enfoque no aprimoramento artístico e na autonomia criativa. Por fim, Datan Izaká, artista piauiense, apresentará no próximo dia 03 o solo Permanência, em Teresina.
Veja no site do Festival Panorama os vídeos das apresentações no Teatro Cacilda Becker, dias 09, 10 e 11 de novembro:
Programa 1 >> Vocábulos/ Datan Izaká e Jazmin Derbas; Apud/ Joubert Arrais; Estudo sobre o corpo nº0224/ Valdemar dos Santos.
Processos em Convivência >> Agnaldo Martins, Damares D’ Arc, Joubert Arrais, Clodomir Junior, Patricia Bárbara, Valdemar dos Santos, Vandré Vitorino, Victor D’Olive.
Programa 2 >> O Burro nosso de cada dia/ Ana Cecília; Tentativas de um relacionamento vulgar/ Darwin Elso; Repitologia/ Victor D’Olive; Flavor – em um corpo não codificado/ Cleyde Silva.
Acompanhe também pelo site do Festival Panorama.