O coLABoratorio é um programa realizado pela Associação Cultural Panorama (Rio de Janeiro), treatment responsável pelo Festival Panorama de Dança, em parceria com o Núcleo do Dirceu (Teresina, cost Piauí).
O coLABoratorio é um programa de residências artísticas, que acontece simultaneamente no Rio de Janeiro (RJ) e em Teresina (PI), e tem como objetivo o intercâmbio cultural e de criação colaborativa entre artistas de diferentes localidades do Brasil e do mundo. A edição de 2010 começa no dia 26 de abril e vai até o dia 14 de novembro, incluindo a apresentação de trabalhos durante o Festival Panorama de Dança 2010. Os artistas selecionados recebem uma bolsa-auxílio para realizar o projeto. O programa terá 7 meses de duração, com 5 residências artísticas de dança contemporânea.
A primeira etapa é um encontro inaugural em Teresina ? PI, com todos os artistas bolsistas, com 3 semanas de duração. Nessa etapa, a cada semana haverá um coreógrafo convidado para orientar e coordenar o encontro. As residências 2, 3 e 4 tem uma mesma dinâmica, coordenadas cada uma por um coreógrafo convidado diferente, com duração de 3 semanas e 3 semanas de intervalo. Ao fim da cada residência artística será apresentada uma pequena mostra do que foi desenvolvido durante o encontro. A 5ª e última etapa é um encontro no Rio de Janeiro com todos os artistas bolsistas, antes e durante o Festival Panorama de Dança 2010. Além disso, o programa prevê o intercâmbio dos artistas participantes, com viagens periódicas entre as duas cidades, Rio de Janeiro e Teresina, respectivamente.
O projeto coLABoratorio teve sua primeira edição em 2006/2007, durante o Panorama de Dança, numa iniciativa de intercâmbio entre coreógrafos de diferentes nacionalidades, especialmente da América do Sul e da Europa. Na edição 2009/2010 o CoLABoratorio ampliou sua área de intercâmbio, agora entre América Latina, Europa e África. O objetivo do projeto é promover espaço para debate de questões relativas à dança contemporânea, suas práticas e problemas, e incentivar artistas a trabalharem juntos em projetos de criação. O projeto também se propõe a desenvolver profissionais da dança nos dois estados (Rio e Teresina) e estimular a criação colaborativa.
O projeto tem financiamento da União Européia, através do programa Culture 2007-2013, e como parceiros europeus o Festival Alkantara, em Lisboa, o Centro de Criação Garajistanbul, na Turquia, e a agência londrina Artsadmin. O projeto também conta com o apoio do Centro Cultural de Espanha de São Paulo. No Rio de Janeiro o programa é parceiro do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
Os artistas bolsistas foram selecionados através de convocatória pública. A edição de 2009 contou com 15 bolsistas em cada cidade. A edição de 2010 selecionou 19 artistas do Brasil, Chile, Paraguai, Bolívia e Guiné Equatorial. No grupo de brasileiros, há artistas do Rio de Janeiro, Teresina, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus e São Paulo. As bolsas para Paraguai, Bolívia e Guiné Equatorial foram concedidas em convocatória específica, fruto de uma parceria com o Centro Cultural de Espanha de São Paulo e dos respectivos países.
coLABoratorio 2010 comienza el 26 de abril y termina el 14 de noviembre incluyendo, en su fase final, presentación de resultados artísticos en el Festival Panorama de Danza 2010. El proyecto tiene duración de 7 (siete) meses y consiste en un programa de 5 (cinco) residencias artísticas con la participación de 19 artistas bolsistas. Cada residencia tiene duración de 3 (tres) semanas y está coordinada por coreógrafos invitados. Las residencias tienen un intervalo de 3 (tres) semanas que están destinadas a los ensayos y desarrollo de los proyectos de los artistas bolsistas. Los coreógrafos invitados tienen por objetivo facilitar la producción artística de los artistas, colaborar e intercambiar contenidos con el grupo, dar orientación y proponer dinámicas que faciliten la integración y creación en colaboración. Los trabajos desarrollados en coLABoratorio tendrán como característica la creación en colaboración. Los artistas deberán encontrar compañeros de trabajo con el objetivo de formar grupos y desarrollar propuestas de creación colectiva. Al final de cada residencia los artistas bolsistas deberán realizar una pequeña presentación pública en formato libre.
coLABoratorio es una iniciativa del la Asociación Cultural Panorama (Río de Janeiro), que realiza el Festival Panorama de Danza en asociación con el Núcleo de Creación de Dirceu (Piauí). Sus socios europeos son el Festival Alkantara en Lisboa, Centro de Creación Garajistanbul en Turquía y la agencia londinense Artsadmin. coLABoratorio. Está subvencionado por el programa Culture 2007 ? 2013 de la Unión Europea y también cuenta con el apoyo del Centro Coreográfico de la ciudad de Río de Janeiro, Red de Centros Culturales/AECID y Centro Iberoamericano de Formación de Santa de la Sierra/AECID.
Artistas Bolsitas:
Agnaldo Martins – Brasil/ Manaus
Ana Cecilia Moreno – Bolivia/ Cochabamba
Cleyde Silva – Brasil/ Teresina
Clodomir Júnior – Brasil/ Teresina
Cristiane Marques de Oliveira – Brasil/ Belo Horizonte
Damares D’Arc – Brasil/ Manaus
Darwin Elso Mora Urrutia – Chile/ Concepcíon
Datan Izaká – Brasil/ Teresina
Gimena De Mello – Brasil/ Rio de Janeiro
Jacob Alves – Brasil/ Teresina
Jazmín González Derbas – Paraguai/ Asunción
Joubert de Albuquerque – Brasil/ Fortaleza
Juliana França – Brasil/ São Paulo
Leonardo Nabuco – Brasil/ São Paulo
Patricia Bárbara – Brasil/ Rio de Janeiro
Samuel Miko – Guiné Equatorial/ Malabo
Valdemar dos Santos – Brasil/ Teresina
Vandré Vitorino – Brasil/ Rio de Janeiro
Victor d’ Olive – Brasil/ Rio de Janeiro
Convidados Residentes:
Christine Greiner
Jorge Alencar
Marcelo Evelin
Ricky Seabra
Julia Barsdley
Andrew Poppy
Miguel Pereira
Christophe Wavelet
O programa coLABoratorio começou hoje sua segunda semana de residência com Ricky Seabra em Teresina. No Rio de Janeiro os artistas bolsitas estão se encontrando no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro para dar continuidade ao material criativo levantado durante o Encontrão Piauí.
O artista visual Ricky Seabra apresenta como proposta para o projeto de criação colaborativa a importância da exploração do texto como origem da imagem poética. Também será explorado como pode ser evitado o uso de clichês mais comuns das artes cênicas e a relevância do uso de imagens em obras artísticas.
Ricky possui uma vasta experiência com performance e trabalha com foco nas artes visuais. Os grupos que estão se formando e se reconhecendo desde o primeiro encontro, price puderam experimentar novas ferramentas artísticas e expandir o “inusitado” do encontro criativo.
No dia 10 de junho, sale Ricky viaja para o Rio onde começará a primeira parte de sua residência na cidade, que, por questões de agenda do dramaturgo, será dividida em duas etapas. A segunda etapa começa em 02 de julho.
O programa coLABoratorio começou hoje sua segunda semana de residência com Ricky Seabra em Teresina. No Rio de Janeiro os artistas bolsitas estão se encontrando no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro para dar continuidade ao material criativo levantado durante o Encontrão Piauí.
O artista visual Ricky Seabra apresenta como proposta para o projeto de criação colaborativa a importância da exploração do texto como origem da imagem poética. Também será explorado como pode ser evitado o uso de clichês mais comuns das artes cênicas e a relevância do uso de imagens em obras artísticas.
Ricky possui uma vasta experiência com performance e trabalha com foco nas artes visuais. Os grupos que estão se formando e se reconhecendo desde o primeiro encontro, buy puderam experimentar novas ferramentas artísticas e expandir o “inusitado” do encontro criativo.
No dia 10 de junho, more about Ricky viaja para o Rio onde começará a primeira parte de sua residência na cidade, que, por questões de agenda do dramaturgo, será dividida em duas etapas. A segunda etapa começa em 02 de julho.
Foi mais ou menos assim que me sentir depois de mostrar um exercício pros colaboradores no ultimo sábado. Isso teve inicio no dia anterior, ed depois de uma breve ?DR?? entre os colaboradores onde coloquei da necessidade que tenho de me mover e de fazer algo mais corporal. Durante dois anos venho de molho com relação a essa vontade de dançar e também a forma como a dança contemporânea vem lutando contra o movimento estruturado, pesquisado e ensaiado. Essa discussão ocorreu no começo de mais um dia de trabalho e deu uma discussão boa. Eu propus que tivéssemos uma pratica corporal diária como forma de concentrar as mentes e conectarmos para o trabalho. Alguns achavam desnecessários essa prática e que essa necessidade poderia ser suprida em outros momentos mais isolados e não àquelas horas dedicadas ao colaboratório.
O certo é que isso me levou mais tarde a uma nova conversa com Ricky, falei pra ele que sentia muita vontade de dança e que aqui vinha me sentindo sufocado pela ?não dança??, que é uma tendência da atualidade, a dança que não é exatamente dança, ou que não pode ser elaborada de forma sistemática. Venho ha muito tempo sentido uma tendência muito grande nacionalmente, pois venho participando de muitos festivais pelo Brasil e vejo que tem sido padrão, trabalhos cada vez mais padronizados, isso me deixa muito intrigado e quero correr contra isso, preciso nadar contra corrente. Ouvi dele com um leve sorriso: Dance! Mova-se! Quem sabe vc não seja a pessoa que dança? Isso me soou tão bem, foram as palavras que precisava para libertação. Desde o começo do Colaboratório 2010 vinha sem me achar definitivamente em nenhuma das propostas, não conseguia me enquadrar muito bem nos ?grupos??, até me identifiquei um pouco com grupo do ?Discurso?? (Junior, Gimena, Darwin e Jasmim) mais ainda faltava algo. O certo é que só agora pude realmente me tocar pra questão da dança na minha vida, do meu relacionamento com a dança, dos movimentos primários instalados no meu corpo. Ricky também me disse pra falar de nós, que tinha curiosidade de conhecer nossa história com a dança, interessa muito a ele nosso indivíduo, nossa origem. Mostrei então no sábado um apanhado da minha história com a dança que começou em Amarante minha terra natal que fica a 164km de Teresina onde morei até 19 anos.
Na infância tive a influencia da Xuxa, pois como minha mãe trabalhava pela manhã eu ficava sozinho e fui praticamente educado por ela. A dança do ?passarinho quer dançar?? foi o primeiro contato com algo estruturado eu tinha seis anos e me apresentei na festa das mães, nesse processo descobri o fascínio pelo figurino e o prazer de está em cena, alguns anos depois veio a lambada, dançava com as amigas da rua que morava, depois tive a influencia das danças populares como Cavalo Piancó e Danças Portuguesas que eu danço desde os 13 anos de idade. Na adolescência as minhas influencias foram os vídeos clipes de Madonna e Michael Jackson ou qualquer outro que dançasse. No Brasil amava e copiava Daniela Mercury e sempre quis ser uma ?paquita?? eu era tão impressionado com a Xuxa que certa vez sonhei com ela pousando sua nave no telhado da minha casa… Na época tinha uma vizinha que adorava botar a radiola para tocar e me chamava para dançar, eu me jogava e fazia um show que todos admiravam, era ai também que fazíamos muitas criações, ouvíamos de tudo, de Kaoma a Madonna, passando por Beto Barbosa, Daniela Mercury e RPM, foi realmente um período de fatura criativa, podia ter ali um espaço adequado para realizar minha dança. Na época minha cidade tinha forte atividade cultural, semana de cultura, aula de teatro, dança e musica, me lembro de na época fazer praticamente tudo que a cidade oferecia. Foi com as quadrilhas juninas que pude começar a viajar e ampliar meus horizontes, era certo já nessa época com dezesseis ou dezessete anos a certeza de querer me dedicar à dança como profissão.
Com minha mudança pra Teresina, com dezenove anos, tive a primeira aula de balé, dança folclórica. Comecei a freqüentar as boates, a noite da capital. As primeiras aulas de dança com grandes nomes da dança piauiense com Frank Lauro, Sidh ribeiro, Luzia Amélia, as dificuldade da época, dançar em qualquer lugar, de chão sujo ou espaço insuficiente, a rotina de companhias como Balé Folclórico de Teresina me saciava toda aquela energia de dança eu tinha uma ânsia de correr atrás do tempo ?perdido?? foi nessa época também que comecei a desenvolver mais meu lado criador, quando junto com o Balé Folclórico de Teresina montamos a coreografia ?A dança do calango?? que representa pra mim o primeiro contato com a dança contemporânea, uma dança que questionava e que dava espaço para criação dos interpretes, foi muito importante ter participado desse processo, lá fiquei por cinco anos sendo que no ano de dois mil, crie junto com os amigos Luis Carlos Vale e Elizabeth Battali a Cia. Equilíbrio de Dança.
Essa residência com Ricky tem sido muito importante, pois tem nos dado oportunidade de reconhecer nossas motivações primeiras e também nos feito valorizar nossas formações mais espontâneas e menos acadêmicas, é incrível como muitas vezes sufocamos nossas raízes e deixamos de lado o que temos de mais originais e autênticos. Somos seres únicos e estamos sempre buscando ser padrão, estamos sempre atrás do que está em alta e valorizando o que nos é externo, precisamos muitas vezes apenas nos voltar pra dentro e encontrar ali muita coisa inovadora, muitos impulsos primários que só precisam de uma oportunidade para se manifestar. Agora com essa questão posta à mesa começamos então a esboçar um trabalho muito rico, cheio de descobertas e liberdades, foi realmente um estalo criativo que vem aos poucos se expondo e mostrando um caminho fértil para todos colaboradores.
Valdemar Santos, Teresina 02 de junho de 2010.
Em vermelho valdemar santos responde
Em preto patricia se coloca em relação ao texto “Foi necessário……libertar!
Meu amor, this se já não tivéssemos um projeto juntos – que anda prejudicado pela distância mas que irá se ajeitar – iríamos começar um agora. Vamos imaginar que isso tudo esteja começando agora, page precisamos pensar e escrever mais sobre o que queremos, page acho que nesse meu texto coloco muitas questões que já discutimos e também essa questão de falar do nosso envolvimento com a dança, penso que vc também poderia fazer um estudo dos seus movimentos primários, de como vc começou na dança, lembro de vc me falar de uma dança que fez, não lembro exatamente mais que ficamos de ver depois, isso poderia se um bom começo. Eu me relaciono com basicamente tudo que você falou. Outros pontos como os clips, madonna, michael até chegar na beyonce pode nos ligar. Acho sua vontade um bálsamo pra mim, que diferentemente de outros que têm na dança todo um histórico, estou apenas começando a dançar. E eu quero é dançar. E modelar e jogar o cabelão. E tenho dito. Você tem dito. Tinha pensado também em trabalharmos dançar com ações do cotidiano, lembra de vc varrendo a casa? achei aquilo fantastico, como podemos dançar enquanto varremos???? eu gosto de dançar enquanto escovo os dentes, e quero ver como isso entra no trabalho, já venho trabalhando dançar escovando os dente e acho que pode ser uma idéia a ser trabalhada, enquanto vc varre eu escovo os dentes, pra mim é como se a dança fosse algo muito natural, fizesse parte do corpo da forma mais espontânea e trivial… vamos trabalhando escrevendo trocando idéias ai quando tivermos juntos experimentamos….. bjão
Muitos beijos e muito amor. + e + pra nós…meu amor. Val
P.